ITOM

14 de março de 2024

A alavanca de crescimento das empresas: o que é a observabilidade?

Compartilhar:

Segundo uma pesquisa realizada pela Cisco, nove em cada dez profissionais afirmam que haverá consequências negativas, a menos que tenham visibilidade e insights genuínos sobre o desempenho de toda a tecnologia e como isso afeta o funcionamento dos aplicativos.

A digitalização das empresas, o incremento de novas tecnologias e o aumento de softwares que podem se conectar entre si (APIs) e compartilhar informações – que levam, por consequência, a um aumento das infraestruturas de tecnologia – tem movido os líderes de TI e de negócios a prestarem mais atenção em seus ambientes. E isso não pode ser diferente em sua organização que, muito provavelmente, tem metas para aumentar a performance, mas também precisa ter uma visão abrangente sobre as aplicações em funcionamento. E você sabe, a tecnologia já desempenha um papel fundamental nos negócios que dependem de sistemas e aplicativos complexos para impulsionar suas operações. E, quanto mais qualificado um sistema, mais complexo ele tende a ser.

Por isso, saiba o que é a chamada “Observabilidade” e como a implementação da prática pode ajudar não somente a sua TI, mas todo o negócio. Confira!

O que é a observabilidade?

Observabilidade é a capacidade de compreender o estado de um sistema complexo, permitindo investigar e entender de maneira profunda como ele se comporta. Melhor dizendo, a observabilidade entende o que está acontecendo dentro de um sistema, observando os dados de saída. Monitora, mensura e entende um sistema ou aplicação por meio da análise de seus resultados, logs e métricas de desempenho. Por exemplo, uma abordagem de observabilidade permite ajudar a sua empresa a analisar e avaliar a integridade da Infraestrutura de TI.

Mas isso tudo é muito técnico. Embora tudo o que foi dito esteja correto, observabilidade não é uma ação que a sua empresa realiza e depois declara orgulhosamente “agora nossos sistemas têm observabilidade”. De maneira mais clara possível, incorporar a observabilidade permite que você responda as perguntas sobre o seu negócio.

Primeiro permite a TI entender o que é considerado o funcionamento normal de um serviço. Depois de atingir a observabilidade inicial, permite criar alertas e painéis, que geram insights para melhorias.

Quais tipos de pergunta a observabilidade responde?

A observabilidade ajuda as equipes e partes interessadas a identificarem a causa raiz dos problemas ou esclarecerem dúvidas sobre suas aplicações e negócios, como previsões sobre possíveis erros. Na prática, à medida que as empresas começam implantar observabilidade, elas começam a identificar os seus benefícios para todo o negócio, e não apenas para a TI.

E claro, as perguntas mais básicas podem ser respondidas, como “o que aconteceu com o aplicativo quando a contagem de erros aumentou”, mas isso é só a superfície do que pode ser feito. Uma abordagem assertiva e uma mentalidade de observabilidade permite descobrir o porquê de a contagem de erros ter aumentado.

A partir da observabilidade é possível, ainda, identificar com precisão se a falha na entrega dos dados é de sua empresa ou de um dos parceiros de negócios. A identificação mais rápida do problema, ajuda a diminuir o tempo de indisponibilidade, o que melhora a reputação da empresa. Mais um ganho de tempo, é para o time de TI da organização que, com mais tempo livre, pode focar em outras atividades e pensar em inovações.

Quais os benefícios da Observabilidade?

Quanto mais você aprende sobre os dados que seus sistemas e aplicações geram, mais evoluídos serão seus processos e mais insights são gerados para as equipes. Veja alguns benefícios da Observabilidade para o seu negócio:

  • Confiabilidade: Detecte e resolva problemas antes que eles sejam escalonados, assim, você minimiza o downtime e mantém a disponibilidade dos sistemas para os usuários.
  • Solução de problemas: Identifique rapidamente a causa raiz dos problemas e resolva-os com eficiência, tendo em mãos insights detalhados sobre o comportamento de um sistema.
  • Desempenho otimizado: Identifique áreas para otimização, como obstáculos no sistema ou recursos subutilizados, o que possibilita uma alocação de recursos mais eficiente e um desempenho melhor.
  • Processo de tomada de decisões orientado por dados: Receba informações atualizadas sobre desempenho e o comportamento do sistema para tomar decisões com base em dados e possibilitar a melhoria contínua.

Quais problemas podem ser resolvidos com a Observabilidade?

O ecossistema de sistemas e aplicações de sua empresa é vasto, imprevisível e completo demais para ser monitorado de forma não estratégica. Todos os anos, dia após dia, centenas – talvez até milhares – de interrupções podem afetar a experiência que um cliente pode ter com a sua marca, ou na produtividade de sua equipe ou na entrega final de um produto ou serviço. Muitas das vezes, de maneira que são muito dolorosas, mas não claramente visualizadas.

Por exemplo: Imagine que uma organização da área da saúde tem a meta de revisar suas aplicações e sua rede para garantir o funcionamento de suas operações e infraestrutura de tecnologia. Ela também precisa garantir que o fluxo de suas APIs, que são fundamentais para o desenvolvimento do negócio, esteja operando e seguro. Continue imaginando que a empresa concentra mais de 50 plataformas, rodando em data centers on-premises. E, essa Infraestrutura de TI, precisa dar conta de 40 unidades de saúde distribuídas em 3 estados brasileiros. É ela que apoia diversas tarefas de prescrições médicas, alimenta os planos de saúde e laboratórios com informações, além de sistemas de compras, folhas de pagamentos de mais de 4 mil colaboradores diretamente ligados à saúde e administrativos.

Mas, alguns pontos precisam ser levados em consideração. O outro lado da observabilidade é que ela pode trazer tantos dados à mesa que pode deixar a sua equipe de TI perdida. Tanta informação de uma vez pode se tornar difícil de processar e avaliar. Uma abordagem, ou melhor dizendo, uma mentalidade de observabilidade é filtrar os fatores realmente críticos e focar no que importante. Aqui, contar com uma empresa experiente como a SAFIRA faz a diferença.

Como a SAFIRA pode ajudar o seu negócio?

A SAFIRA oferece uma experiência de observabilidade exclusiva, unificada, consistente e simplificada. Apoiamos a sua empresa a fechar lacunas que podem não estar sendo vistas ou que estão abertas por falta de recursos técnicos para resolvê-las. Com a nossa abordagem de observabilidade, oferecemos visibilidade, apoio e redução de horas para identificação de problemas nas aplicações.

Quer saber na prática como a SAFIRA pode apoiar a sua empresa? Converse com nosso time!

Continue a leitura

Os funcionários de sua empresa veem a segurança como um obstáculo em vez de benefício

Cibersegurança

14 de novembro de 2024
Os funcionários de sua empresa veem a segurança como um obstáculo em vez de benefício. Por quê?
MDM e LGPD: Como a tecnologia pode ajudar sua empresa a se adequar à proteção de dados

Gestão de Endpoints

6 de novembro de 2024
MDM e LGPD: Como a tecnologia pode ajudar sua empresa a se adequar à proteção de dados
Segurança dos dispositivos - Colaboração a palavra-chave para melhorar a proteção dos dispositivos e a produtividade do usuário

Gestão de Endpoints

30 de outubro de 2024
Colaboração: a palavra-chave para melhorar a proteção dos dispositivos e a produtividade do usuário

Cibersegurança

14 de agosto de 2024
Zero Trust: o que é este modelo de confiança zero?
Casos reais: a Governança de Gestão de Ativos de TI na prática

Case de Sucesso

12 de agosto de 2024
Casos reais: a Governança de Gestão de Ativos de TI na prática

Cibersegurança

7 de agosto de 2024
Faça o básico bem-feito. Proteção de dados começa (pelo básico): por senhas fortes e únicas

Inscreva-se em nossa Newsletter

Obtenha as atualizações mais recentes sobre tecnologia, os serviços e soluções da SAFIRA em sua caixa de entrada.