Fechar

Chegamos em 2023! 3 desejos da SAFIRA para a sua empresa neste início de ano

Os últimos três anos foram intensos para todas as organizações ao redor do mundo e exigiram pensamento rápido nas tomadas de decisão para manter a continuidade dos negócios. Mesmo para aquelas que encontraram uma oportunidade com a nova realidade e novas formas de fazer negócios, a inovação precisou entrar forte em cena. Quem não inova, não cresce, não gera resultados, não conquista novos cliente e não retém os da base.

Muitas organizações priorizaram a continuidade do negócio e deixaram a inovação em segundo plano. O foco estava em “poder continuar fazendo as coisas”. Mas as mudanças são constantes e a inovação não pode parar. Isto significou tornar certas políticas mais flexíveis o que pode ter feito a gestão de sua empresa perder a centralização de TI.

Confira 3 desejos da SAFIRA para a sua empresa em 2023!

Adote a Gestão Completa de TI

Nós sabemos que, conforme as empresas crescem, novos recursos são contratados, novas tecnologias são adquiridas, mais complexos ficam os ambientes de TI e, em consequência, a gestão torna-se mais desafiadora. Há informações descentralizadas nos gerenciadores de chamados de suporte, na plataforma de inventário de ativos de TI e até na cabeça dos analistas. O que isso quer dizer é: a informação pode vir de qualquer lugar.

Mas a descentralização de dados é coisa do passado. Melhores práticas para gerenciamento de ativos de TI (ITAM) garantem que os ativos de TI sejam controlados, implementados, armazenados, atualizados e descartados quando necessário – em alinhamento com as diferentes áreas da organização, do RH ao Fiscal. Em outras palavras, é garantir que os itens sejam rastreados, usados e monitorados. Aqui na SAFIRA, nós viabilizamos a execução completa dos processos relacionados ativos corporativos por meio da plataforma SAFIRANXT, que hoje já centraliza mais de um milhão de ativos cadastrados de cerca de 200 empresas espalhadas pelo Brasil e América Latina.

Uso e descarte os dispositivos de maneira consciente

Seja a sua empresa uma PME (pequena ou média empresa) ou uma multinacional, as organizações fazem investimentos relevantes em ativos corporativos, principalmente aqueles relacionados a TI e Telecom. Mas imagine quanto desses gastos poderia ser evitado ou minimizado?

Por exemplo, quando na sua empresa, mais precisamente na sua área de TI, não há visibilidade do parque de dispositivos (controle dos ativos alocados para cada funcionário, inventário de aparelhos em estoque) ou licenças de software adquiridas, não há como evitar compras desnecessárias. O gestor solicita o laptop ao departamento de compras, o financeiro aprova e o TI homologa: o que nenhum deles sabia é que na empresa há dispositivos sem uso e em ótimo estados que poderiam ser alocados para novos colaboradores ou novos projetos. Muitos novos gestores surpreendem-se quando abrem armários e encontram ali ativos guardados há tempos ou quando colaboradores demitidos acabam levando embora equipamentos corporativos que estavam em seu uso.

Maior Segurança às Informações Corporativas Relevantes

Se não existe uma política de segurança bem executada, é possível que colaboradores compartilhem informações corporativas relevantes também em dispositivos pessoais, o que aumenta a quantidade de conteúdo sensível armazenado em equipamentos e sistemas pessoais não controlados pela companhia.

Por este motivo, muitas empresas adotam ferramentas de MDM (Mobile Device Management) para gerenciar ativos e informações corporativas no dia a dia. Entre as funcionalidades disponibilizadas por diferentes provedores de MDM, destacam-se a possibilidade de líderes de TI criarem nos dispositivos compartimentos pessoais e corporativos, separando no aparelho um ambiente com as informações da empresa, daquelas com dados pessoais dos colaboradores. É possível, também, configurar um bloqueio impedindo o usuário a copiar e colar dando de um ambiente para o outro. Garantindo a melhor segurança de dados.

Mais um desejo da SAFIRA

Se as metas corporativas são fundamentais para as empresas prosperarem, alcançar os objetivos pessoais também são, até porque empresas são feitas de pessoas e pessoas motivadas produzem mais, inovam, levantam a barra e elevam o nível. Quando temos os recursos essenciais para a execução do nosso trabalho no dia a dia, nos tornamos ainda mais produtivos e conectados uns com os outros.

Feliz 2023.