Sete em cada dez gestores consideram o crescimento do negócio como a principal motivação para investir em tecnologia digital, segundo estudo da Microsoft realizado com três mil pequenas e médias empresas (PMEs) em 10 regiões diferentes do mundo. Isso porque as organizações pioneiras e capacitadas para inovar têm o dobro de chances de atingir suas metas comerciais.
Mas, quem é proprietário de um pequeno ou médio negócio sabe: os investimentos em soluções e infraestrutura de tecnologia muitas vezes (ou sempre) ficam em segundo o plano – o foco é investir em equipes e áreas destinadas a manter a continuidade do core business da empresa.
E, por isso, contar com uma empresa especialista para fazer a gestão de TI garante segurança dos dados corporativos, aderência da operação a soluções tecnológicas e respostas mais rápidas a problemas e incidentes.
Como uma empresa especialista pode ajudar sua empresa?
Para pequenos e médios empreendedores, gerir um negócio é desafiador em diferentes áreas: gerenciar as pessoas, questões jurídicas e burocráticas, investimento de marketing, formas de conquistar novos clientes, conquistar fornecedores de confiança, e ainda precisa cuidar para implementar novas soluções e ferramentas de tecnologia.
A consultoria de TI é a terceirização de parte ou todos esses serviços de TI para uma empresa – o chamado Outsourcing de TI. Este parceiro estratégico irá apoiar entendendo o seu modelo de negócio, os serviços que sua empresa presta, os recursos que são necessários e auxiliando na implantação, implementação, gestão e governança de novos soluções de TI e das já existentes na empresa.
Motivos para contar uma consultoria de TI
Você pode estar se perguntando: “onde utilizar a Gestão de TI?” A resposta: em toda a empresa. É no dia a dia das operações que a organização vivencia os problemas que uma TI mal suportada pode trazer. Nos dias de hoje, quase todos os colaboradores – ou a grande maioria deles -, trabalham em frente a um computador, manuseando sistemas empresariais, trafegando dados corporativos e até sigilosos, e acessando programas ou qualquer outro recurso.
Veja alguns motivos para fazer a gestão de TI em sua PME:
Diminuição de custos operacionais
Na maioria das vezes, a demanda interna de TI não justifica ter um colaborador alocado em tempo integral. Ao contratar uma consultoria, a pequena empresa garante suporte e recursos qualificados para várias necessidades, sem precisar investir valores significativos e sem soluções caseiras que tragam riscos aos ambientes digitais.
Aumento da produtividade e diminuição de interrupções
O sistema sai do ar, a conexão com a internet cai, a máquina do usuário trava. Além da interrupção do trabalho, o colaborador não sabe para quem pedir ajuda. Sem uma gestão adequada de TI, não há documentação: e pode acontecer de o problema ser resolvido e ninguém saber como, ou o que causou.
E se o problema não é resolvido, são horas de ociosidade – e a sua empresa está perdendo tempo, dinheiro e até reputação. Pense naquele cliente que já está fazendo a terceira cobrança de um arquivo ao analista que o atende, mas este está impedido de trabalhar.
Serviços de monitoramento em tempo real, por exemplo, ajudam a sua empresa a evitar interrupções dispendiosas, atuando de forma preventiva na garantia da continuação das operações de TI.
Implementação estratégica de TI significa vantagem competitiva
Os equipamentos de TI de sua empresa estão homologados? E você sabia que manter no portifólio de TI equipamentos ultrapassados representa maiores riscos de violações cibernéticas no ecossistema de sua empresa? Tirar o maior proveito dos dispositivos adquiridos é um dos objetivos para proteger o caixa, mas o que pode parecer um benefício no curto prazo, pode se tornar uma grande preocupação no futuro.
Fazer o melhor gerenciamento do ciclo de vida dos ativos faz parte dos processos de ITAM (IT Asset Management ou Gerenciamento de Ativos de TI). Contar uma empresa parceira, pode ajudar o seu negócio a aumentar a vida útil dos ativos, sem comprometer a segurança.
Controle de aquisições e inventário de ativos
Já falando em Gerenciamento de Ativos de TI, em sua empresa há um processo para identificar quando um dispositivo precisa ser trocado? A maioria dos gestores de PMEs compram novos equipamentos somente quando o atual para de funcionar, quando surge uma promoção “imperdível” ou em caso de perda ou roubo dos equipamentos. Isso faz com que no parque de TI exista uma variedade de marcas, sistemas operacionais e versões de softwares.
Um aliado autoridade no assunto ajuda o seu negócio na escolha dos notebooks ou computadores com os recursos fundamentais para as atividades executadas, provisiona os equipamentos os deixando pronto para o uso com todos os packs e políticas de segurança instalados.
Falta de foco
As pessoas ligadas as atividades principais do negócio precisam interromper suas atividades e lidar com a TI: Instalar softwares, formatar computadores, concertar a impressora etc. – e isso desvia o foco da empresa. Além disso, os níveis e requisitos de acesso dos usuários não são definidos, todos podem instalar qualquer software e, assim, ninguém tem um real controle do que é instalado, qual o nível de permissão solicitados pelos softwares e você pode entrar na Shadow IT.
Como a SAFIRA pode ajudar a sua empresa?
Nossos especialistas podem a ajudar o seu pequeno ou médio negócio em:
- Demandas pontuais para adequação da infra de TI, como a qualidade do Wi Fi
- Revisão de processos para adequar-se à Lei Geral de Proteção de Dados
- Estruturação dos ambientes de TI
- Adequação de licenciamento Microsoft
- Implantação de software para antivírus e segurança dos dados corporativos
- Atendimento direto ao usuário
Além disso, nossa parceria Cloud com a Microsoft garante o acesso às mais inovadoras ferramentas de produtividade, gestão e segurança com conhecimento técnico especializado para implantação e a vantagem de custos mais baixos.