Em outubro de 2023, o suporte da Microsoft para o Windows Server 2012 e 2012 R2 chegou oficialmente ao fim. A Microsoft fez o comunicado para os usuários há um tempo e, se o seu servidor é estruturado com algum desses programas, é hora de buscar uma consultoria para apoiar sua empresa a mover seu ambiente Windows Server para o Microsoft Azure.
Continue a leitura para entender o impacto do fim do Windows Server e como sua empresa pode se adequar e se impulsionar com a mudança!
O que está acontecendo com o Microsoft Windows Server 2012?
Se sua pequena empresa ou organização ainda depende do Windows Server 2012/2012 R2 e você não está pensando em como fará a atualização, agora é a hora de fazê-lo porque o suporte da Microsoft terminou.
Sem pactches, atualizações e suporte técnico. À medida que o sistema deixa de receber updates, correções de segurança fundamentais deixam de ser feitas, o que deixa “portas abertas” para serem exploradas pelos cibercriminosos para ataques.
A Microsoft já tinha começado a preparar descontinuação do Windows Server 8 (ou também 2012) desde 2018, quando anunciou a paralisação do suporte tradicional – mantendo somente o suporte estendido para os utilizadores que necessitavam de mais tempo para realizar a mudança.
Mova para a nuvem
O encerramento do suporte estendido da Microsoft significa que os servidores locais não receberão mais updates de segurança. Para não deixar desprotegido seu ambiente você pode mover para o Azure (seja como VM, dentro do Azure VMware Services AVS ou até on-premises no Azure Stack HCI). Outra alternativa é adquirir o Extended Security Updates (ESU) através do Azure Arc caso precise manter estes servidores Windows Server 2012/R2 em outras cloud ou no seu datacenter.
Muitas vezes, as empresas enxergam como um novo custo – que pode ser adiado – a migração de um ambiente on-premises para um ambiente em nuvem.
O desafio é mostrar para os gestores que a migração, além da reduzir despesas de Infraestrutura, viabiliza o uso de novas tecnologias na cloud.
A SAFIRA pode ajudá-lo com a atualização do Windows Server
O sistema de sua empresa pode ficar vulnerável. Para corrigir isso, o caminho ideal é contar com uma empresa especializada em soluções Microsoft e estruturação de ambientes de TI, que fará um planejamento mais adequado ao seu negócio.
A SAFIRA é parte do seleto grupo de empresas Microsoft Gold Partner, com times de especialistas certificados e referenciados pela própria Microsoft para revenda de licenciamento, implantação e sustentação de suas soluções de Azure, CyberSegurança e Modern Workplace – entre esses, implantação de sistemas Windows Server.