ITOM

12 de abril de 2023

Gestão de TI: Passe de Operações de TI reativas para Proativas

Compartilhar:

Se você perguntar a um líder de negócios ou TI qual o seu ativo mais valioso, ele provavelmente dirá “Dados”. E embora muitas empresas reconheçam o seu valor, poucas delas adotam processos e infraestruturas para elevar todo o seu potencial. Quando sua empresa tem controle, visibilidade e unificação de dados, ela passa do “modo de combate de incêndio” para o modo de monitoramento ativo.

Com uma gestão assertiva em gestão de TI, os gestodres deixam de apenas  corrigir problemas e incidentes de TI (depois que eles já aconteceram) e começam a detectar ameaças e corrigi-las, evitando riscos de ciberataques e períodos de instabilidade.

Você sabe o que é o ITOM?

O ITOM, sigla para IT Operations Management (ou gestão das operações de TI), é um termo bastante abrangente que engloba as atividades envolvidas na configuração, parametrização, implantação e manutenção de toda a Infraestrutura de Tecnologia de uma empresa. De uma forma simplificada, é como o cenário de TI é gerenciado em sua empresa. Segurança de rede, configuração, monitoramento de dispositivos: é o ITOM que mantem tudo em funcionamento.

É o processo de monitoramento dos componentes físicos e virtuais da Infraestrutura de TI da empresa, garantindo seu desempenho, integridade e disponibilidade e, assim, assegurando-se de que operem em conformidade com outros componentes da Infraestrutura.

Por que o ITOM é importante?

Com todos tão dependentes de TI para continuar conectados e trabalhando, isso coloca uma enorme pressão em quem gerencia a continuidade e funcionalidade das operações de TI. Pensando em um caso simples, se um colaborador desorientado clica em um link não seguro e, com este descuido, baixa um vírus em sua máquina, este vírus se espalha por todo o ecossistema de TI (Servidores, redes) paralisando a operação da empresa, todos os colaboradores são afetados. E então, o que você, responsável pelas operações de TI, vai fazer? Tratar da crise de hoje ou cuidar para prever outros riscos antes que eles se tornem reais?

Considerando o papel fundamental da TI na continuidade dos negócios, se sua empresa continuar enxergando as operações de TI como a área que seu colaborador aciona quando a sala de conferência remota não habilita o áudio ou quando a impressora central da empresa está falhando, você não está extraindo ao máximo seu desempenho.

O ITOM permite que as empresas ganhem visibilidade unificada de todos os componentes da Infraestrutura, como: rede, servidor, aplicativo, armazenamento, firewall e outros. Quando implementado, ele ajuda a aumentar o desempenho e a produtividade dos usuários finais.

Quais as principais funções do IT Operations Management?

Já ficou claro que o ITOM engloba um escopo bastante amplo, garantindo que tudo esteja em ordem com a infraestrutura de TI. Veja três exemplos de suas principais funções:

  • Gerenciamento de infraestrutura de rede

As operações de TI garantem que todos os canais de comunicação se mantenham mais seguros. Isso quer dizer, se certificar da segurança de rede, configurar o acesso remoto, regulamentação da comunicação com servidores externos via firewalls e gerenciar o sistema telefônico interno

  • Gerenciamento de servidores e dispositivos

As equipes de Operações de TI desempenham uma função fundamental no gerenciamento dos servidores que hospedam as aplicações da empresa (correção, atualização e manutenção) e administram máquinas virtuais, ativos de TI (desktops, tablets, dispositivos móveis, telefones e laptops). Outros exemplos de suas atividades envolvem a implementação de patches de segurança e atualização e manutenção de softwares.

  • Help desk

O ITOM trata de problemas de serviços provenientes de máquinas, como servidores, redes e VMs. As equipes de Operações de TI cuidam do gerenciamento e atualização da biblioteca de infraestrutura de TI: comunicação de incidentes, gerenciar backups de dados, gestão de serviços de suporte técnico, implementar planos de recuperação de desastres, fornecimento de informações para auditorias e controle do provisionamento de perfis de usuários.

Como a SAFIRA pode ajudar?

Com nossos serviços de Infraestrutura, fazemos uma supervisão gerando alertas dos servidores, redes, sistemas, links e controles de acessos fazendo uma correlação de eventos por meio da nossa plataforma de monitoramento para fazer a gestão e orquestração dos ambientes dos nossos clientes.

Por meio da governança da SAFIRA, olhamos como um todo como os processos e informações estão organizados no ambiente do cliente. Com nossos serviços de sustentação, conseguimos interligar o inventário físico e o inventário lógico, padronizando os relatórios de forma que o cliente tenha mais controle: visibilidade das atividades das informações que foram realizadas no equipamento, documentação do ambiente de TI e gestão de ativos.

Continue a leitura

Infraestrutura sólida de TI: Como sua empresa pode se preparar para o seu negócio não parar?

Infraestrutura de TI

25 de abril de 2024
Infraestrutura sólida de TI: Como sua empresa pode se preparar para o seu negócio não parar?

Serviços Gerenciados de TI

28 de março de 2024
Serviços Gerenciados de TI: O que a SAFIRA pode fazer de diferente pelo seu negócio?

ITOM

14 de março de 2024
A alavanca de crescimento das empresas: o que é a observabilidade?

Gestão de Endpoints

8 de fevereiro de 2024
Mobile device management: Como garantir uma gestão eficiente de mobilidade corporativa

Infraestrutura de TI

12 de janeiro de 2024
Uma, duas, três: 3 maneiras de defender sua Infraestrutura de TI

Cibersegurança

4 de janeiro de 2024
De volta ao básico: Principais ameaças aos endpoints e como se proteger

Inscreva-se em nossa Newsletter

Obtenha as atualizações mais recentes sobre tecnologia, os serviços e soluções da SAFIRA em sua caixa de entrada.